Esta noite fecha mais um serviço de atendimento permanente no Norte. O SAP de Vale de Cambra deixa de atender utentes entre a meia-noite e as 8 horas. O encerramento permitirá reorganizar o corpo clínico e dar médico de família a toda a população.
Corpo do artigo
Ontem, foi a última noite de funcionamento do SAP de Vale de Cambra, vulgarmente designado por "urgência". Hoje, o Centro de Saúde fecha às 24 e reabre às 8 horas. Em caso de emergência, os utentes devem dirigir-se às urgências dos hospitais da Feira, Olivereira de Azeméis e Arouca. Dispõem ainda dos serviços de emergência pré-hospitalar (ligando o 112), recentemente reforçados com uma ambulância do INEM nos bombeiros locais.
Nos últimos anos, o SAP de Vale de Cambra atendia uma média de cinco a seis doentes por noite. A afluência está acima da registada noutros SAP que têm sido encerrados na região, mas não foi suficiente para manter o serviço. "Desses cinco a seis doentes, cerca de metade eram atendidos entre as 7 e as 8 horas, quase em cima do horário de abertura, e a maioria dos casos não eram urgentes. E os urgentes tiveram de ser transferidos para os hospitais, acabando por perder tempo", esclareceu Fernando Araújo, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
Na decisão pesou ainda o facto do Centro de Saúde de Vale de Cambra ter 11 médicos, dos quais 10 têm 50 ou mais anos, ou seja, podem solicitarem a dispensa do serviço de urgência nocturno. "Não é sustentável estarmos dependentes da boa vontade dos médicos que, a qualquer momento, podem meter o papel e faltar", continuou o lider da ARSN.
Com o encerramento do SAP, os médicos deixam de fazer noites podendo realizar mais consultas durante o dia. Aliás, a alteração do funcionamento dos horários do Centro de Saúde permitirá criar uma segunda Unidade de Saúde Familiar (USF) até ao final do Verão, de forma a que toda a população tenha médico de família. Em Vale de Cambra há 27375 utentes inscritos, mas cerca de 10% não têm médico atribuído.
O Centro de Saúde está em obras e nos próximos meses deverá ser constituída uma Unidade de Cuidados na Comunidade para levar equipas de enfermeiros a casa dos doentes inseridos na rede de Cuidados Continuados, diminuindo a necessidade de deslocações ao Centro de Saúde e ao hospital. Também no Centro de Saúde está a ser remodelada a Unidade de Cuidados Continuados que deverá ser inaugurada no final do ano, segundo a ARSN .
Fernando Araújo frisou que o processo de encerramento do SAP foi amplamente "discutido com a Autarquia no sentido de encontrar as melhores soluções". O responsável salientou ainda que a localização do futuro Hospital de Oliveira de Azeméis, que deverá ficar decidida no próximo mês, terá em conta as acessibilidades aos concelhos de Vale de Cambra e Arouca.