São 450 os utentes de Bragança com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) que beneficiam de um projeto integrado de reabilitação respiratória na Unidade Local de Saúde.
Corpo do artigo
Trata-se de um projeto considerado "inovador" pela Unidade Local de Saúde (ULS) Bragança e que está implementado nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito e com seguimento no domicílio. "Cada doente terá uma sessão de reabilitação respiratória três vezes por semana, num total de 36 sessões, a realizar por enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação dos Cuidados de Saúde Primários", indicou uma fonte da ULS.
Ao longo das sessões, serão desenvolvidos planos de exercício físico (essencial à reabilitação), será feito ensino aos doentes sobre fatores ligados à DPOC, irá proceder-se ao controlo dos fatores de risco e também à aplicação de técnicas de reeducação funcional respiratória e de treino intensivo de inaloterapia. Será ainda facultado ao doente um plano personalizado para implementar no domicílio.
"No final da intervenção, será dado ao doente um plano de manutenção que o próprio deverá continuar a realizar em casa. Nesta fase, será efetuado acompanhamento telefónico quinzenal, para incentivo da continuidade do programa e esclarecimento de dúvidas. E será realizada mensalmente uma visita domiciliária de seguimento", explicou a fonte.
O projeto conta com o apoio da Fundação EDP em articulação com o Instituto Politécnico de Bragança.