Centenas de cabeças de gado de raça arouquesa são esperadas hoje de manhã na Feira Franca, em Baião. A Feira de Gado Bovino é um dos pontos mais característicos das Festas Concelhias e de S. Bartolomeu.
Corpo do artigo
No largo da feira juntam-se vários agricultores que procuram vender a melhor preço as crias desta raça autóctone, tidas como excelentes quer, para formar parelhas de trabalho agrícola ou para abate com fins gastronómicos.
Dizem os especialistas que a carne arouquesa é das melhores e das mais raras do mercado. A actual produção desta carne - consagrada com a Denonimação de Origem Protegida desde 1994 - é insuficiente face à procura.
Ainda no domínio agrícola, S. Bartolomeu é sinónimo de cebolas, onde os produtores tentam escoar os excessos da produção. A actual de Roberto Leal, logo à noite, é outro dos pontos altos das festividades a par da tourada, amanhã, a estrela de cartaz será o cavaleiro Rui Salvador, que este ano completa 25 anos de lide.
Amanhã, feriado municipal, realiza-se às 18 horas, procissão em honra do Santo. Uma visita às festas de S. Bartolomeu, só pode ser dada como concluída, depois de uma passagem pelo Posto de Turismo, onde está patente a exposição "Arte sem Fronteiras", organizada pela autarquia em parceria com Associação Internacional de Artistas. Esta mostra reúne trabalhos de cerâmica, escultura, pintura e fotografia de 27 artistas de Portugal, Espanha, Itália e Noruega.
Paralelamente ao programa das Festas a Câmara de Baião disponibiliza visitas guiadas a pontos de interesse do concelho como o Mosteiro de Santo André, em Ancede ou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. É possível também percorrer a sede de concelho a bordo de uma charrete puxada por cavalos.