98% dos automobilistas receberam da GNR vales de desconto em lojas do comércio local.
Corpo do artigo
A GNR está a realizar uma acção de sensibilização junto dos condutores que visitam a Feira do Fumeiro de Vinhais e dão vales de desconto em compras aos que apresentem uma taxa de álcool de zero. Em três dias foram realizados 245 testes, 98% não beberam.
Foram muitos os condutores que ontem em Vinhais tiveram direito a receber vales de descontos em compras nas lojas da localidade, este foi o prémio por apresentarem uma taxa de alcoolemia de zero. Os vales foram entregues por militares da Unidade de Trânsito da GNR de Bragança que até hoje estão a desenvolver uma acção de sensibilização designada "Segurança Rodoviária. Todos Responsáveis", para alertar quem anda na estrada para a necessidade de adoptar comportamentos seguros.
A iniciativa começou na quinta-feira e coincidiu com os quatro dias da feira do Fumeiro de Vinhais, que termina hoje. O certame atrai milhares de turistas à região. Desde o arranque da operação, a GNR realizou 245 testes de alcoolemia, 98% dos condutores apresentavam uma taxa de zero. "Um resultado muito positivo", referiu o capitão Victor Salgueiro do destacamento de Bragança da GNR. A lei só começa a punir os consumos superiores a 0,49 gramas álcool /litro sangue.
Iniciativa vai continuar
A acção conta com a participação do Governo Civil de Bragança e com a colaboração da Associação Comercial de Vinhais, cujos associados aderiram e contribuíram com os vales de desconto. Amanhã as entidades envolvidas vão fazer um trabalho final de averiguação e balanço. O objectivo é "tentar desenvolver mais acções destas", referiu o responsável da GNR, que esclareceu que a guarda sempre esteve presente no certame, "mas nos anos anteriores não avisamos que vínhamos". "Este ano quisemos alertar e sensibilizar as pessoas para terem um comportamento rodoviário responsável", acrescentou.
O Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, referiu que a operação mostra que a GNR não anda na caça à multa. "Pretende-se que todas as pessoas que visitam Vinhais, venham e vão em segurança, também é uma forma de os ajudar e de os sensibilizar para o não consumo excessivo de álcool, um problema grave. Estes momentos de festa são propícios a isso porque temos boas carnes e bom fumeiro, que pedem um bom vinho ", alertou. Jorge Gomes ressalvou que nem o Governo Civil nem a GNR querem que os cidadãos deixem de beber: "Queremos que as pessoas tenham a noção daquilo que podem e devem beber".
Jorge Gomes elogiou um dos condutores que ao circular na estrada que liga Vinhais a Valpaços, onde estava montada a operação, ao ver os militares da GNR parou pela sua própria iniciativa e pediu para fazer o teste da alcoolemia para saber se estava em condições de conduzir. As entidades envolvidas salientaram o carácter pedagógico da campanha que poderá ser alargada ao resto do distrito.