O Orçamento Participativo Sénior da Câmara de Valongo, com uma dotação financeira de 50 mil euros, dá voz a cidadãos com 62 ou mais anos e promove o envelhecimento ativo. A primeira sessão de participação decorre esta segunda-feira, à tarde, no Fórum Cultural de Ermesinde.
Corpo do artigo
Destinado aos cidadãos com 62 ou mais anos, o Orçamento Participativo Sénior vai reforçar a "estratégia de cidadania ativa" e de "combate à solidão" por parte da Câmara de Valongo.
“Trata-se de um projeto inovador, que pretende incluir a população sénior nos processos de governação autárquica, através de um modelo participativo que promove a inclusão, a equidade e o envelhecimento ativo, valorizando a experiência e sabedoria da população com mais de seis décadas de vida”, adianta a autarquia.
Os 50 mil euros serão distribuídos “equitativamente” pelas cinco freguesias, a fim de dar voz aos seniores, “permitindo-lhes propor, debater e decidir sobre projetos que impactem diretamente nas suas vidas e na comunidade.
“Com o Orçamento Participativo Sénior de Valongo, damos um passo significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as gerações têm um papel ativo na transformação do território”, explica o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro.
De acordo com o autarca, “envolver os seniores nas decisões sobre a comunidade permite reconhecer a sua experiência acumulada, mas também desenvolver um sentimento de pertença e de empoderamento numa fase de maior vulnerabilidade da vida. Este projeto incentiva não só a participação ativa e o envelhecimento saudável, mas acima de tudo combate a solidão, um dos maiores flagelos que a sociedade de hoje enfrenta”.
Chega a 20% da população
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população sénior representa cerca de 20% dos habitantes do concelho.
O projeto inclui encontros presenciais para a recolha de propostas e a votação será realizada através de uma plataforma eletrónica e nos serviços de atendimento do município.
As sessões de participação decorrem este mês, em diferentes locais: Ermesinde, dia 10, Fórum Cultural; Alfena, dia 12, Oficina do Brinquedo; Valongo, dia 14, Salão Paroquial; Campo, dia 19, Centro Cultural; Sobrado, dia 21, Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada. Todas as sessões estão marcadas para as 15 horas.