Uma escadaria de acesso à Capela de S. Marcos, em Fajões, Oliveira de Azeméis, que estava a ser requalificada, foi alvo de vandalismo causando prejuízos na ordem dos 60 mil euros. O presidente da Junta de Freguesia, Óscar Teixeira, suspeita de ato premeditado.
Corpo do artigo
Na madrugada da passada segunda-feira, desconhecidos terão amarrado um cabo a uma pesada pedra e puxaram a mesma com a ajuda de um carro ao longo de toda a escadaria partindo ou danificando os blocos e parte do gradeamento.
Toda a zona envolvente da Capela de S. Marcos estão a ser alvo de requalificação que resulta de uma candidatura a fundos comunitários, no valor global de 245 mil euros.
"Houve mesmo intenção em causar prejuízo. Vai ser necessário levantar todos os degraus que tinham sido colocados e isso vai atrasar a obra ", explicou, ao JN, o autarca.
Diz, ainda, que, se a intenção fosse apenas roubar aquele tipo de pedra, existiam outras iguais junto ao parque, não sendo necessário arrastar qualquer pedra desde a parte superior da escadaria.
Óscar Teixeira lembra que foi já apresentada queixa às autoridades, sendo que este ato não terá sido presenciado por nenhuma testemunha.
"É uma zona um pouco isolada, com as habitações mais próximas a cerca de 500 metros", adiantou.