A cidade de Viana do Castelo vai receber entre 22 de junho e 8 de julho, dois campeonatos do mundo de vela da classe laser (olímpica), em que está prevista a participação de cerca de 800 atletas de 52 países.
Corpo do artigo
Em junho, de 22 a 30, vai disputar-se o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships, que conta até agora com cerca de 430 velejadores inscritos (280 masculinos e 150 femininos).De 1 a 8 de julho, decorrerá o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships, que integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato, deverão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos.
A organização, do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) e do Capable Planet Clube Náutico, em parceria com a Câmara, estima que no total o evento, uma espécie de "dois em um", divulgado esta quarta-feira em conferência de Imprensa, leve àquela cidade um total de "cerca de 2500 pessoas", entre treinadores (250 no total) e outros acompanhantes, incluindo familiares.
"É o maior evento desportivo alguma vez realizado em Viana do Castelo. São à volta de 20 dias e há muita gente que já está cá a treinar há algum tempo", considera António Cruz, presidente do CVVC, comentando: "Só no final saberemos, mas calcula-se que virão entre 2000 a 2500 acompanhantes. Já não há hotelaria. Já andam a procurar em Esposende, Póvoa de Varzim, e fora casas e apartamentos que estão alugados. É muita gente".
O vereador do Desporto da Câmara de Viana do Castelo, Ricardo Rego, entende que "estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas". E sublinha que este evento contará com uma nova rampa, que "permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar".
Na conferência de Imprensa desta quarta-feira, Mário Quina, presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), preconizou que os dois campeonatos "serão um sucesso", tendo em linha de conta que Viana do Castelo "tem tradição de longa data na organização de eventos de referência", e os velejadores "terão todas as condições necessárias" para a competição naquela cidade.