Vítor Oliveira, ex-chefe de gabinete de Domingos Bragança, candidata-se à Concelhia do PS e apresenta o nome de Adelina Paula Pinto para concorrer às autárquicas, em 2025.
Corpo do artigo
O chefe de gabinete do presidente da Câmara de Guimarães, no mandato 2017-2021, Vítor Oliveira, apresentou, na manhã deste sábado, na reunião da Comissão Política Concelhia do PS, uma candidatura às eleições internas. O “trunfo” da proposta é o nome de Adelina Paula Pinto “como a candidata natural à presidência da Câmara em 2025, uma vez que é a número dois do atual executivo”. A vice-presidente confirma o convite e diz que ficou “muito contente”, mas lembra que este é o tempo do partido se organizar e que só depois será escolhido o candidato.
Adelina Paula Pinto reconhece que a candidatura é natural. “pelas funções que ocupo, muito próxima do presidente, pela experiência, substituindo-o até, na sua ausência”, disse. Contudo, a vereadora reconhece que, apesar de ter uma matriz socialista, nunca fez um caminho de militância dentro do PS. “Nunca tinha surgido como possibilidade e na verdade não fiz nada para isso”, justificou.
Adelina Paula Pinto tem 60 anos, é natural de Polvoreira, licenciada em História pela Universidade do Porto e tem uma longa carreira ligada ao ensino. Como vereadora, tem a seu cargo os pelouros como a Educação, Saúde, Habitação e também a pasta da candidatura a Capital Verde Europeia.
Vítor Oliveira, que se afastou por iniciativa própria, depois das últimas eleições autárquicas, em que foi diretor de campanha e que deram a terceira maioria ao PS, não se revê em nenhuma das candidaturas que já se conhecem para a liderança dos socialistas vimaranenses. Ao deputado Ricardo Costa, recomenda que se dedique a fazer uma boa representação de Guimarães na Assembleia da República.
No caso do vereador Paulo Lopes Silva, aconselha-o a “estar concentrado em ajudar o presidente a terminar o mandato com brilho”. Vítor Oliveira defendeu a separação do poder executivo do poder partidário. “Sou candidato a presidente do PS Guimarães, mas não a presidente da Câmara Municipal”, assegura. “Caso vença as eleições internas, vou propor o nome de Adelina Paula Pinto como candidata a presidente da Câmara de Guimarães”, garantiu.