O Zoo Santo Inácio, localizado em Vila Nova de Gaia, é o único parque no país que acolhe esta espécie protegida de mamífero. As crias de hiena malhada nasceram no dia 14 de junho, após quatro meses de gestação.
Corpo do artigo
Em tempo de pandemia o amor reinou no parque zoológico com o nascimento de duas novas crias de hiena malhada, uma espécie que, em Portugal, apenas pode ser vista no Zoo Santo Inácio.
As crias nasceram a 14 de junho e vieram completar a família, que agora passa a ser composta por cinco elementos.
O Zoo Santo Inácio aguarda, ainda, os resultados dos testes que irão determinar o sexo das duas hienas. "Esta família é, para nós, fascinante, pelo facto de ser tão unida. A hiena malhada é uma espécie bastante independente e autónoma, mas, neste caso, o que vemos é um pai muito carinhoso e crias muito ligadas ao pai e à mãe. É uma verdadeira história de amor", descreve a diretora do Zoo Santo Inácio, Teresa Guedes.
Apesar de não se encontrar em risco de extinção, esta espécie pertence ao Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP) e é fruto de um acasalamento que garante a diversificação genética da espécie, contribuindo, por isso, significativamente para a grande missão que move o Zoo Santo Inácio: a da conservação das espécies e da biodiversidade.
O Zoo Santo Inácio alberga cerca de 600 animais de 200 espécies, tendo já favorecido o nascimento de mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP.