O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo, condenou, esta segunda-feira, o ator argentino Juan Darthés a seis anos de prisão pela violação da atriz Thelma Fardin quando ela tinha 16 anos.
Corpo do artigo
"É uma vitória muito importante porque é uma decisão condenatória em que (...) por maioria entenderam a materialidade da autoria do crime de violação com pena de seis anos, que é a pena mínima de violação no Brasil", disse a advogado Carla Junqueira ao canal "La Nación +".
A sentença foi apoiada por dois juízes contra um no TRF-3, que em fevereiro havia anulado o processo judicial ao considerar que a competência seria da Justiça de São Paulo, na esfera estadual, mas reverteu a sua decisão em março e retomou o caso.
Junqueira esclareceu que a sentença ainda não é definitiva e que Darthés pode recorrer no mesmo tribunal e, posteriormente, à terceira instância. Enquanto isso, o ator continuará em liberdade.
Fardin, agora com 31 anos, denunciou Darthés em dezembro de 2018 ao Ministério Público da Nicarágua pelo crime de violação num quarto de hotel em 2009, quando o ator tinha 44 anos e a atriz 16. Na altura, participavam numa digressão em Manágua como parte do elenco da popular novela infantil "Patito Feo".