Rainha de Espanha posta em causa por ex-cunhado. Família britânica decide o que fazer após acusações de racismo.
Corpo do artigo
Dois livros lançados há dias estão a agitar as casas reais de Espanha e do Reino Unido. Depois da publicação de Omid Scobie, especialista em realeza, e de um “erro de tradução” na Holanda ter levantado acusações de racismo ao rei Carlos III e à nora Kate Middleton, agora é a rainha de Espanha que se vê envolvida num escândalo por causa do livro de Jaime Peñafiel, “Letizia y Yo”, onde se insinua que terá tido um relacionamento com o ex-cunhado Jaime Del Burgo, mantido após casar com Filipe.
O empresário e advogado, que casou com Telma Ortiz, irmã de Letizia em 2012, união que acabou em divórcio em 2016, veio a público, em finais de novembro, afirmar nada ter a ver com o livro, mas, no domingo passado, segundo o “Daily Mail”, publicou na rede social X uma antiga selfie da rainha, tirada a posar para um espelho grávida, com uma mensagem amorosa, entretanto apagada pelo ex-cunhado.
Diz o mesmo jornal que a assessoria de imprensa da Casa Real espanhola se recusou a fazer comentários sobre o assunto.
Outra publicação, “Mujerhoy”, escreve que Del Burgo, que vive atualmente na Suíça, casado e com filhos, conheceu e namorou com Letizia em 2000, ainda a rainha era solteira e jornalista, não conseguindo pedi-la em casamento porque Filipe se antecipou. Mesmo assim, Del Burgo foi testemunha do casamento entre Letizia e Filipe. Terão mantido o relacionamento depois do enlace.
Discussão no Reino Unido
Entretanto, o jornal “The Telegraph” avançou que a família real britânica está a avaliar medidas para reagir a acusações surgidas após o novo livro de Omid Scobie.
A polémica estalou depois de um erro na edição holandesa ter revelado que quem, alegadamente, fez comentários racistas sobre Archie, filho mais velho do príncipe Harry e de Meghan Markle, terão sido o rei Carlos III e a princesa Kate Middleton, mulher de William.
“The Telegraph” cita uma fonte da família real, que diz estarem a ser preparadas conversações e decisões “com cuidado, tempo e profissionalismo”, com “todas as opções” em cima da mesa.
A questão da “cor da pele” de Archie foi revelada por Meghan Markle, com Harry a seu lado, durante uma entrevista dada a Oprah Winfrey.
Harry em tribunal
Esta terça-feira, a Suprema Corte de Londres começou a analisar o processo interposto por Harry para contestar a falta de segurança quando está no Reino Unido, retirada pelo Ministério do Interior.
Os duques de Sussex perderam essa proteção, paga pelos contribuintes britânicos, depois de deixarem a família real em 2020 e de se mudarem para os Estados Unidos. A audiência termina amanhã.
*Com agências