O Bloco de Esquerda (BE) considera que o Governo abriu um "precedente grave" ao atrasar-se na entrega do relatório orçamental, o documento que explica com detalhe a proposta de Orçamento de Estado para 2011.
Corpo do artigo
"O Governo passou a noite a torturar os números do Orçamento para o que lhe der mais jeito, que é não reconhecer um cenário de recessão em 2011", disse hoje, sábado, à Lusa, o deputado bloquista José Gusmão.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, entregou no Parlamento na sexta-feira, cerca das 23.30 horas, o documento com a proposta de Orçamento de Estado para 2011, mas só mais tarde se percebeu que não tinha sido entregue o relatório orçamental, que inclui o cenário macroeconómico e dados sobre a despesa.
Teixeira dos Santos tinha prometido ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que entregaria a "pen" que falta relativa ao Orçamento do Estado logo ao início da manhã de hoje, sábado.
O Governo tinha agendado uma conferência de imprensa para apresentar oficialmente o OE às 10 horas de hoje, sábado, mas adiou-a para as 15 horas.
Para o Bloco de Esquerda, o adiamento da conferência de imprensa significa que há um atraso do Governo na entrega também do relatório orçamental.