O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, faz hoje, quarta-feira, o tradicional discurso na sessão solene do 10 de Junho, que precede a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, que este ano decorre em Faro.<br />
Corpo do artigo
O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades já começou, com a cerimónia militar no Terreno Municipal da Horta das Figuras.
À chegada de José Sócrates, os populares presentes vaiaram o primeiro-ministro. Pelo contrário, Cavaco Silva é recebido com um forte aplauso.
Será nesta cerimónia que o chefe de Estado fará o primeiro discurso do dia, depois de passar em revista as tropas em parada e de uma breve homenagem aos mortos em combate.
Após o final da cerimónia militar, que encerra com um desfile das forças em parada, o presidente da República partirá para o Teatro Municipal de Faro, onde irá decorrer a sessão solene do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Aí, o chefe de Estado fará a segunda e última intervenção do dia.
Após o discurso do Presidente da República, seguir-se-á um momento musical pela Orquestra do Algarve e, logo depois, a cerimónia de deposição de insígnias.
Este ano, Cavaco Silva vai condecorar 37 personalidades e instituições, entre as quais os ex-ministros Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, o alpinista João Garcia e o banqueiro João Salgueiro.
Entre os condecorados por Cavaco Silva estão ainda Silva Peneda, que foi seu ministro do Emprego e Segurança Social em dois Governos, e as instituições de solidariedade social Fenacerci e Fundação Irene Rolo.
No final da sessão solene, o Presidente da República partirá de comboio, juntamente com 600 convidados, do apeadeiro do Teatro das Figuras rumo à Escola de Hotelaria do Algarve, onde irá realizar-se um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Faro.