Comité Central do PCP reelegeu Jerónimo de Sousa secretário-geral por unanimidade
O Comité Central do PCP reelegeu por unanimidade Jerónimo de Sousa secretário-geral do partido, foi anunciado, este domingo, no XIX Congresso comunista.
Corpo do artigo
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP desde 2004, recebeu assim novo mandato para mais quatro anos no cargo, durante a reunião do Comité Central que decorreu na noite de sábado.
Os delegados comunistas elegeram no sábado um novo Comité Central, com 152 elementos (menos quatro que o anterior). Assim que foi eleito, o Comité Central reuniu-se para eleger os órgãos executivos do partido, incluindo o secretário-geral.
Já a Comissão Política eleita pelo novo Comité Central do PCP regista apenas uma nova entrada, segundo a lista divulgada no XIX Congresso dos comunistas.
Patrícia Machado, 34 anos, licenciada em animação socioeducativa, responsável pelas Organizações Regionais de Castelo Branco e da guarda é a única nova dirigente na Comissão Política, eleita pelo Comité Central do partido, na primeira reunião plenária, realizada sábado à noite.
O Secretariado do Comité Central mantém igualmente todos os elementos eleitos em 2008, também com uma única nova entrada, o ex-eurodeputado comunista Pedro Guerreiro.
Da Comissão Central de Controlo sai Abílio Fernandes, 70 anos, e entra Raimundo Cabral.
Os organismos executivos do PCP foram eleitos por unanimidade, tal como o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.