O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, fez uma avaliação "muito positiva" da estreia do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sua primeira reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
Corpo do artigo
"A minha avaliação, muito sinceramente, é muito positiva", disse Durão Barroso no final do jantar de trabalho dos 27 líderes europeus em que Passos Coelho assegurou que Portugal irá cumprir o programa de reformas negociado com a 'troika' internacional.
Segundo Durão Barroso, o chefe do Governo português "passou a mensagem que tem condições políticas e acredita no programa", o que era, "sem dúvida, uma mensagem que os outros chefes de Estado e de Governo gostavam de ouvir e quiseram ouvir".
"Acho que isso é muito importante neste momento especial que Portugal vive", resumiu o presidente da Comissão Europeia.
Os líderes europeus saudaram numa declaração escrita o "forte compromisso do recém-eleito Governo português" em implementar integralmente o programa de ajustamento.
Com a complexa situação grega a dominar a actualidade europeia, os chefes de Estado e de Governo, reunidos entre quinta e sexta-feira em Bruxelas, adoptaram uma declaração de apoio à Grécia, que alude também à situação dos outros dois Estados-membros que recorreram ao mecanismo de ajuda, Portugal e Irlanda.
Na primeira cimeira em que participa o novo primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, o Conselho Europeu "saúda o forte compromisso do recém-eleito Governo português em implementar integralmente o seu programa de reformas".