Os líderes europeus estão "todos a apoiar o euro", congratulou-se a chanceler alemã Angela Merkel, após um acordo de princípio da UE sobre a criação de um mecanismo permanente de socorro para os países em dificuldades.
Corpo do artigo
A chanceler alemã considerou igualmente que o dia de ontem, quinta-feira, foi "um bom dia para a Europa".
"Dissemos que continuamos todos a apoiar o euro", disse Angela Merkel aos jornalistas, após uma reunião em Bruxelas com os outros chefes de Estado e de governo da UE. "É por isso que considero que foi um bom dia para a Europa", acrescentou.
Os líderes europeus aprovaram ontem, quinta-feira, um mecanismo permanente de entreajuda financeira para permitir à zona euro resistir melhor às crises e ajudar os seus membros que possam necessitar de ajuda, como a Grécia e a Irlanda.
Numa declaração, os Estados-membros mostraram-se "prontos para fazer tudo o que for necessário para garantir a estabilidade da zona euro".
"Necessitamos de criar uma cultura de estabilidade", comentou a chanceler alemã. "Também falámos do facto de nos comprometermos a manter o euro estável, acabámos de prová-lo com o mecanismo de crise", disse.