
Gaspar negou "qualquer estratégia de confrontação ou isolamento"
Leonardo Negrão/Global Imagens
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu, esta quinta-feira, que existe abertura total da parte do Governo para o debate com o PS e nega "qualquer estratégia de confrontação ou isolamento" sugerida pelo socialista Pedro Silva Pereira.
"Não há da parte do Governo qualquer estratégia de confrontação ou isolamento. O Governo está empenhado em proteger e promover um ativo fundamental deste programa de ajustamento, que é o consenso alargado em torno da necessidade de ajustamento e de elementos fundamentais do ajustamento, que vincula todos os partidos do chamado arco da governação em Portugal, que inclui naturalmente o Partido Socialista", afirmou o ministro das Finanças.
Vítor Gaspar respondia ao ex-ministro da presidência de José Sócrates que acusou o Governo de perseguir uma "permanente estratégia de confrontação" com parceiros e oposição e perguntou "que racionalidade e que vantagem" isso traz na atual situação do país.
O ministro afirmou ainda que o Governo está totalmente aberto à participação do PS no debate de todos os grandes temas essenciais ao ajustamento.
"A lista dos temas relevantes é longa, senhor deputado. Inclui naturalmente o debate sobre as funções do Estado, inclui a lei-quadro dos reguladores, inclui também outras matérias de grande relevância e atualidade, não existe aqui qualquer agenda pré- oncebida, existe uma abertura total para debater, de acordo com as modalidades que o PS entender convenientes", afirmou ainda o governante.
