<p>O primeiro-ministro anunciou hoje, sexta-feira, o reforço do horário no Ensino Básico para o estudo acompanhado das áreas de matemática, português e ciências e a criação de uma "tutoria digital" também com incidência nestas disciplinas.</p>
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Estas duas medidas foram avançadas por José Sócrates no discurso de abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, dedicado ao tema da educação.
Na sua intervenção, o líder do executivo referiu que o executivo vai reforçar programas para o sucesso escolar nas escolas abrangidas pelos territórios educativos de intervenção prioritária e nas escolas abrangidas pelo programa "Mais Sucesso".
Quanto ao aumento do horário semanal atribuído ao estudo acompanhado, Sócrates disse que essa medida se aplicará ao Ensino Básico.
Em linhas gerais, pretende-se estabelecer "um tempo lectivo obrigatoriamente alocado ao estudo da matemática e, sempre que essa for a opção da escola, o mesmo poderá ocorrer para o estudo do português e da ciência".
Já a criação da "tutoria digital", Sócrates referiu que se aplicará às áreas do português, da matemática e das ciências.
"Aproveitando o potencial tecnológico hoje ao dispor das escolas, desenvolveremos uma modalidade de ensino digital, através da disponibilização de conteúdos educativos digitais e com uma equipa de professores preparada para responder a dúvidas, promover actividades e exercícios dirigidos aos alunos", disse.
De acordo com o primeiro-ministro, essa mesma equipa "poderá ainda apoiar professores e famílias no acompanhamento pedagógico".
Perante os deputados, José Sócrates integrou estas medidas no objectivo estabelecido pelo Governo no sentido de garantir "o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos".
"Tal objectivo vai de par com a tão significativa mobilização de recursos educativos como são exemplo: a rede de bibliotecas escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Plano Tecnológico da Educação, o reordenamento da rede escolar, a reabilitação e modernização do parque escolar", acentuou.
No plano político, José Sócrates evidenciou os mais recentes dados da OCDE, segundo os quais Portugal foi o país que mais progrediu, "registando um aumento de 20 pontos".
"Portugal é o quarto país que mais progrediu na literacia da leitura; é o quarto país que mais progrediu em matemática; e é o segundo país que mais progrediu em conhecimento na área da ciência", apontou.
Na perspectiva do primeiro-ministro, este conjunto de dados acaba com "o mito do facilitismo" nas escolas portuguesas, assim como com "o mito do fatalismo".
Termina também, de acordo com Sócrates, "o mito da falsa escolha entre uma escola para todos ou uma escola de qualidade".