O primeiro-ministro afirmou hoje, sexta-feira, que o Governo está a cumprir os objectivos orçamentais nos primeiros cinco meses do ano, defendendo que as receitas estão acima do previsto e as despesas estão abaixo do orçamentado.
Corpo do artigo
José Sócrates falava na Assembleia da República, durante o debate quinzenal, em resposta a uma intervenção da vice-presidente da bancada socialista Ana Catarina Mendes.
Segundo o primeiro-ministro, nos primeiros cinco meses do ano, Portugal registou "o segundo maior crescimento" na zona euro e sustentou que "o Estado está a fazer o seu dever no campo orçamental".
Neste ponto, tal como antes fizera Ana Catarina Mendes, Sócrates atribuiu os méritos da recuperação económica às empresas, acusando as forças da oposição de desvalorizarem o aumento das exportações e o trabalho empresarial de conquista de quotas de mercado no exterior.
"O dever de um Governo é puxar pelas energias dos portugueses e nunca desistir", disse.
Já Ana Catarina Mendes dirigiu-se ao líder da bancada social-democrata, Miguel Macedo, que minutos antes estivera em debate com Sócrates. A vice presidente da bancada socialista acusou então o PSD de ter um discurso de responsabilidade às segundas, terças e quartas-feiras e outros nos restantes dias da semana.
"São momentâneos os vossos discursos de responsabilidade", disse, antes de advogar que, quem nega que se assista agora a uma recuperação económica, "está a tirar mérito às empresas".
