<p>A dupla de humoristas "Homens da Luta" foi hoje, segunda-feira, detida pela PSP durante uma manifestação na cerimónia de tomada de posse do XVIII Governo Constitucional, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.</p>
Corpo do artigo
Neto e Falâncio (a dupla encarnada por Jel e Vasco Duarte) foram levados numa carrinha celular da PSP, depois de terem surgido na entrada do Palácio da Ajuda quase ao mesmo tempo que o Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates.
Enquanto entrava para a viatura da PSP, Jel repetiu por diversas vezes que a acção dos agentes da autoridade foi "uma vergonha".
Segundo a subcomissária Carla Duarte, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), os dois humoristas estavam a "perturbar uma cerimónia de um órgão de soberania", pelo que foram conduzidos a uma esquadra, por não estarem reunidas as condições para serem identificados pela polícia naquele local.
No entanto, várias testemunhas afirmam que os humoristas foram levados à força para o interior de uma carrinha celular da PSP.
O duo de humoristas esteve na tomada de posse do Governo para se apresentarem aos novos ministros como "os gajos que vão chatear a cabeça" ao executivo "nos próximos anos".
Com um cartaz a dizer "A Luta Continua", os dois "Homens da Luta" (do antigo programa da Sic Radical "Vai Tudo Abaixo"), foram impedidos de se aproximar por um cordão policial, enquanto interrogavam: "Porque é que não podemos entrar? Nós votámos Sócrates!".
"Mas em quem é que os homens da luta iriam votar?", ironizou Jel.
Com humor, Jel garantiu também aos agentes da autoridade que os "Homens da Luta" vão estar na próxima manifestação da PSP.