A ministra da Educação considera "muitíssimo expressiva" a melhoria dos resultados dos alunos portugueses no estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos, divulgado hoje, terça-feira, atribuindo-a aos professores, às famílias, à políticas educativas e à avaliação.
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O relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) apresenta o "resultado mais expressivo de sempre" na melhoria dos resultados dos alunos portugueses de 15 anos nas áeas da Leitura, Matemática e Ciências.
"Em primeiro lugar, os resultados devem-se ao trabalho dos professores e à sua qualidade, investimento e empenho", disse Isabel Alçada em declarações à Agência Lusa.
A ministra da Educação destacou também o papel dos directores de escola e o seu "esforço consistente e competente" para conseguirem escolas "eficazes" nos resultados dos seus alunos.
"As famílias têm vindo cada vez mais a acompanhar de perto a vida escolar dos filhos, netos ou vizinhos", assinalou a governante, acrescentando que uma maior relação das famílias com as escolas "potencia resultados".
Além disso, "Portugal tem apostado muito na melhoria da sua escola e isso tem expressão nestes resultados", argumentou.
Isabel Alçada destacou ainda o investimento no pré-escolar, que hoje é praticamente universal, e no ensino básico, ao nível dos currículos e formação de professores.
A ministra referiu igualmente o investimento em recursos educativos como a rede de bibliotecas escolares e o Plano Nacional de Leitura como factores que contribuíram para os bons resultados dos alunos portugueses ao nível de literacia.
"Portugal é o segundo país que mais progrediu em ciências e o quarto em leitura e em matemática", salientou.
Outro factor que Isabel Alçada considera decisivo é a "cultura de avaliação" na escola portuguesa, aplicada aos alunos, aos docentes, às próprias escolas, avaliadas pela Inspeção Geral da Educação, e às medidas da política educativa.