O presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, espera em breve reunir com o novo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, para discutir questões relacionadas com a "permeabilidade" da fronteira Galiza e o Norte de Portugal, nomeadamente, as ligações ferroviárias e as portagens.
Corpo do artigo
Nuñez Feijóo, que presidiu em Vigo a umas jornadas abertas sobre os desafios transfronteiriços da Europa 2020- "1ºs Open Days da euro-região GNP", declarou à margem do evento estar apenas a aguardar por uma oportunidade de agenda para concretizar o já solicitado encontro. "Espero que o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, uma vez que consolide a nova administração portuguesa, encontre um espaço na agenda para falar dos temas que afectam a Galiza e o Norte de Portugal (GNP)", disse.
"Consta-me o interesse do primeiro-ministro português por esta parte de Espanha que é a Galiza. Na reunião que tivemos em Chaves, antes de ele ser eleito, já avançamos com algumas ideias sobre como podemos tornar mais permeável a fronteira, sobre como as portagens podem ser pagas sem problemas e com facilidade pelos viajantes portugueses e espanhóis, e falamos, logicamente do futuro da conexão ferroviária entre a Galiza e o Norte de Portugal", acrescentou, ressalvando que, até à referida reunião, "há que respeitar os tempos de um primeiro-ministro que chega a um país sob intervenção da União Europeia e há que respeitar as grandes dificuldades económicas que Portugal está a atravessar". "Em Espanha também estamos a atravessar uma crise muito importante", frisou.
"Vamos dar tempo ao primeiro-ministro português que, além de conhecer muito bem a euroregião, é do Norte de Portugal e sabe perfeitamente que o Norte e a Galiza são a primeira euroregião europeia e, consta-me, que tem interesse em manter esta liderança dentro das cooperações transfronteiriças", concluiu.