O primeiro-ministro recebe, no próximo dia 14 de Novembro, o presidente do Governo Regional da Madeira. Segundo o gabinete de Pedro Passos Coelho, foi Alberto João Jardim quem solicitou a audiência.
Corpo do artigo
O encontro cumpre o formalismo de apresentação de cumprimentos por parte do presidente do XI Governo da Madeira, depois de ter tomado posse perante a Assembleia Legislativa da região a 9 de Novembro.
Segundo o gabinete de Jardim, neste encontro serão também "tratados vários assuntos pendentes, na sequência dos contactos diários que têm acontecido entre Lisboa e o Funchal".
A 30 de Setembro, foi apresentado o relatório de avaliação orçamental e financeira sobre a Madeira - onde a dívida madeirense foi quantificada em 6.328 milhões de euros, 123% do PIB da região - mas o primeiro-ministro remeteu a apresentação do programa de ajustamento para depois das eleições, justificando que este teria de ser construído com o novo executivo.
O "novo" parlamento madeirense integra nesta legislatura oito partidos: o PSD que venceu as legislativas regionais com 48,5% dos votos elegeu 25 dos 47 deputados que compõem a Assembleia Legislativa da região. Integram ainda o Parlamento regional nove deputados do CDS, seis do PS, três do PTP, ocupando a CDU, o PAN, o PND e o MPT uma cadeira cada.