O presidente da República disse hoje, sexta-feira, que Portugal e os EUA partilham o desejo de uma NATO "revigorada" e capaz de responder de forma eficaz aos desafios e ameaças que se colocam à segurança transatlântica.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas após um almoço de trabalho com o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, no Palácio de Belém, Cavaco Silva revelou que durante o encontro foi feita "uma reflexão sobre a agenda da Cimeira da NATO", que decorre até sábado em Lisboa.
"Portugal e os Estados Unidos pretendem uma Aliança revigorada e capaz de responder de forma eficaz aos desafios e às ameaças que, hoje, se colocam à segurança transatlântica. É esse o objectivo da ampla reforma que será discutida e, esperamos, aprovada na Cimeira de Lisboa", disse.
Antes do almoço de trabalho, Barack Obama agradeceu a amizade do povo português, numa mensagem escrita no Livro de Honra da Presidência da República.
Na ementa, houve sopa de ervilhas, medalhões de garoupa como prato principal e não faltaram os tradicionais pasteis de Belém.
Portugueses e estrangeiros, alguns de férias e outros residentes em Portugal, aplaudiram Barack Obama à chegada ao Palácio de Belém, pelas 13 horas.