A Associação dos Professores de Português considera que a evolução positiva registada na avaliação dos alunos, segundo um relatório da OCDE, se deveu sobretudo ao facto de os estudantes saberem que estavam a prestar provas de avaliação externa.
Corpo do artigo
"Verificamos que houve uma melhoria, mas não concordamos muito com as razões apresentadas no relatório. Achamos que essa melhoria está essencialmente relacionada com o facto de haver avaliação externa. Há um maior cuidado em fazer determinadas provas", comentou à Agência Lusa a vice-presidente da Associação, Edviges Ferreira.
Para esta responsável, terá sido "a preocupação ou hábito em fazer provas de avaliação externa que fez com que os alunos estivessem muito mais atentos a realizar a prova" e, consequentemente, atingissem melhores resultados.
Portugal obteve uma classificação de 489 pontos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2009, muito próximo da média da OCDE, que é de 493.
Este resultado, segundo um responsável da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, representa uma evolução "impressionante".