O PS voltou a desafiar o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, para que esclareça se mantém ou não a confiança política em Alberto João Jardim, candidato do partido às eleições regionais de 9 de Outubro.
Corpo do artigo
No final da primeira reunião do Secretariado Nacional do PS sob a liderança de António José Seguro, o secretário nacional João Ribeiro acusou o líder regional madeirense de ter "ocultado deliberadamente" as contas daquela região autónoma, afirmando que este não é um caso de "mera derrapagem" no défice.
"O Secretariado Nacional reitera a necessidade do líder do PSD, Pedro Passos Coelho, confirmar se mantém ou não a confiança política no seu candidato do PSD, Alberto João Jardim, nas próximas eleições regionais", declarou João Ribeiro.
Questionado se o PS espera alguma acção do Presidente da República, Cavaco Silva, que se reuniu com Pedro Passos Coelho, esta segunda-feira, para discutir o caso das contas da Madeira, o socialista afirmou que o seu partido "não espera nem pede comportamentos" ao chefe de Estado.
Já interrogado sobre qual o prazo que o PS considera razoável para que Passos Coelho se pronuncie sobre este desafio, João Ribeiro afirmou: "Não vejo nenhuma razão para que não seja hoje".
João Ribeiro recusou ainda revelar qual é a posição oficial do PS sobre a introdução de limites constitucionais à dívida e ao défice.
"O PS mantém a sua posição e, até ao momento, não há nenhuma posição do partido porque não foi ainda apresentada uma razão concreta para que esse assunto seja debatido e terá de ser debatido nos órgãos próprios, designadamente na comissão política nacional do partido, no momento em que o PS entender que é o momento para fazer essa discussão", disse.
Revisão dos estatutos concluída até Março
O PS anunciou uma "revisão profunda" dos seus estatutos e a "modernização do partido", um processo que será conduzido pelo secretário nacional António Galamba e deverá estar concluído em Março de 2012.
"O PS deliberou iniciar o processo de profunda revisão dos estatutos, da sua forma de funcionamento, da sua modernização, e deliberou que seria o secretário nacional António Galamba que coordenaria todo esse processo", afirmou João Ribeiro, no final da primeira reunião do Secretariado Nacional do PS sob a liderança de António José Seguro.
Aquele membro do Secretariado Nacional frisou ainda que esta "não é uma mera revisão dos estatutos", mas "a transformação do partido, tornando-o num instrumento útil da acção política, aberto aos simpatizantes, aos cidadãos, e que valorize a cidadania partidária".
Todo o processo "deverá estar concluído até final de Março de 2012", acrescentou João Ribeiro.