A importância do "sangue lusitano" nas famílias brasileiras é visível em todos os domínios, especialmente no morador que vive no Rio de Janeiro, disse o cônsul geral de Portugal, ao destacar a forte influência portuguesa na cidade.<br />
Corpo do artigo
"O Rio de Janeiro, claramente na sua matriz humana e genética, tem uma forte presença de sangue português, isso é muito visível e é conhecido de todos que vivem, a importância da presença portuguesa nesta cidade", afirmou o diplomata António Almeida Lima, à Lusa.
Segundo o diplomata, a influência lusitana está presente no património, nos edifícios e nas calçadas, "as famosas calçadas do Rio de Janeiro".
"Está na cultura, culinária, na área comercial, industrial e no desporto. A comunidade portuguesa aqui no Rio foi sempre muito viva, activa, participando muito do tecido social, económico e cultural carioca", sublinhou o cônsul de Portugal.
"A relação de pai para filho ainda está presente quando se pensa no sangue lusitano nas famílias cariocas. Muitas famílias têm descendentes próximos de portugueses, quando não mesmo os próprios pais são portugueses", salientou.
"Isso cria uma relação familiar intensa e de grande proximidade entre o Rio de Janeiro e Portugal", disse.
Entre 1830 e 1970, cerca de dois milhões de portugueses provenientes do norte de Portugal emigraram para o Brasil, para o porto de Santos e do Rio, os principais destinos na época.