Sócrates diz que "este é o momento de reafirmar valores europeus e de defender mais a Europa"
O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje, sábado, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, que "este é o momento de reafirmar valores europeus e de defender mais a Europa".
Corpo do artigo
O chefe do governo falava aos jornalistas à entrada do mosteiro antes do início da cerimónia que irá marcar oficialmente os 25 anos da assinatura do Tratado de Adesão à UE.
"Estes anos marcam com clareza essa escolha, que permanece actual" disse ainda o primeiro-ministro, sublinhando que tanto Portugal como a Espanha partilharam na altura "um sonho europeu que foi realizado".
José Sócrates também fez referência ao "momento de dificuldades" que a Europa vive actualmente, defendendo que os líderes políticos devem "enfrentar questões decisivas".
"Tem de haver decisões nos principais dossiês, e a crise deve ser resolvida com mais intervenção política", sustentou José Sócrates.
Duas cerimónias em Lisboa e em Madrid marcam hoje, sábado, os 25 anos da adesão à União Europeia, repetindo o acto de há 25 anos, com os mesmos protagonistas da altura, Mário Soares e Felipe González, que serão homenageados.
Logo Após as comemorações em Lisboa, os responsáveis partem para Madrid, participando, no Palácio Real de Oriente, numa cerimónia solene semelhante à de Lisboa em que estarão presentes o rei de Espanha e o príncipe das Astúrias.