Sobranceiro à barragem de Vale de Gaio, para a qual se tem uma vista deslumbrante, o restaurante foi construído num monte de arquitetura regional. No exterior, entre os arcos, uma esplanada com mesas e cadeiras de ferro, onde se pode tomar um café ou uma bebida, é o lugar ideal para ver um bonito pôr do sol.
Corpo do artigo
A casa nasceu em 2005 e abre só ao fim de semana, o que torna pequena a ampla sala de 55 lugares e muitos são os comensais, com mesa e pratos reservados, que percorrem centenas de quilómetros para almoçar ou jantar. O Excelentíssimo é um projeto de um filho da terra, Mário Rui, que com a Vera, a esposa, fazem das iguarias do Alentejo verdadeiras obras de arte.
Localizado no Torrão, o restaurante é palco do que se podem considerar romarias, para comer, imagine-se, leitão assado. A juntar ao "bácoro", como se diz no Alentejo, assado em forno próprio, há o tradicional receituário da região, com as açordas, as sopas de tomate, as migas de espargos e umas burras (bochechas) de porco, que complementam uma magnífica refeição.