Concelho de Barcelos é dividido pelo rio Cávado e é ao longo deste percurso que está muito do potencial turístico
Corpo do artigo
Paredes meias com o centro histórico barcelense, o areal de Barcelinhos é um espaço de refúgio e tranquilidade que permite vislumbrar alguns dos mais emblemáticos monumentos de Barcelos, como a Ponte Medieval e o Paço dos Condes de Barcelos. O areal é escolha de dezenas de famílias como local de lazer e descanso. Se a jusante estão esses dois ex-líbris do concelho, a montante, a visão perde-se no açude de Santo António das Vessadas.
O areal de Barcelinhos, com vista, ainda, para a Frente Ribeirinha, na outra margem, é, sem dúvida, a imagem mais forte deste percurso natural de água. Contudo, a falta de alguns serviços no areal, como um vigilante, durante a época balnear, obriga a uma atenção redobrada a este postal turístico da região.
Se uma bebida fresca é do que precisa, o D"Outro Lado Bar ou o Bar dos Xispes, o espaço com o maior panado da região, são locais a visitar em Barcelinhos, antes mesmo de chegar à Ponte Medieval.
Ao longo do rio, há outros cenários que podem fazer parte de qualquer roteiro, com destaque para a ilha do Tostão, o areal junto à Barragem de Penide ou a área de lazer com espaço para piquenique, no Parque das Carvalheiras, em Mariz. Mas se o interesse é mesmo pela água, nada melhor do que ir até bem perto do açude de Mereces, em Barcelinhos, abaixo da Ponte de Nossa Senhora da Franqueira. Para ter acesso a esta visão inebriante, o ideal será fazer a pé o caminho ao lado do Osmose Lounge Bar, espaço de predileção para apreciar o pôr do sol.
