Os edifícios das velhas estações e apeadeiros espalhados ao longo do trajeto não enganam. A locomotiva a vapor de 1885 que permanece imóvel em Torredeita apaga qualquer dúvida. Estamos na antiga linha ferroviária do Dão, que não vê comboios passar desde 1988.
Corpo do artigo
Os antigos carris e travessas de madeira da ferrovia desapareceram, para dar lugar ao piso impecavelmente tratado da ecopista do Dão. São 50 quilómetros de natureza que atravessam os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Como em quase todas as ecopistas nascidas dos trajetos desativados pela CP, também no Dão o traçado quase plano (os declives não são significativos) facilita os trajetos a pé ou de bicicleta para desportistas menos treinados ou famílias com crianças. A dimensão generosa do percurso é, por outro lado, atraente para ciclistas ou corredores mais experientes. Com duas vias, é diariamente frequentada para lazer, desporto e atividades recreativas e culturais.
Este equipamento não se esgota, contudo, na pista. Dispõe, ainda, de circuitos de manutenção e tem diversas estruturas de apoio, desde casas de banho a cafés e iluminação pública. Se chegou à ecopista sem bicicleta, não tem desculpa para ficar quieto. O aluguer de bicicletas é possível em Santa Comba Dão, logo a seguir ao início do trajeto.
A ecopista está identificada no piso com diferentes cores para cada município: vermelho para o percurso de Viseu, verde para o de Tondela e azul para o de Santa Comba Dão.