Todos os dias há idosos burlados e o cenário piora com o anúncio da chegada das novas notas de 5 euros, em maio. Polícias, freguesias e associações já estão em alerta máximo quanto às falsas trocas de dinheiro.
Corpo do artigo
É mais uma oportunidade para os que se dedicam a vigarizar pessoas de idade. Apresentam-se como funcionários da Segurança Social ou de outras instituições, usam o argumento de que as notas de euro vão perder a validade e convencem as vítimas a entregar para "troca" todo o dinheiro que guardam em casa. Quase sempre as reformas e até as poupanças, por vezes de milhares de euros.
A GNR está a aproveitar o programa Censos Sénior 2013, destinado a sinalizar idosos que vivem sozinhos ou em zonas isoladas, para avisar os potenciais alvos dos burlões. "Ainda nesta operação (decorre até ao próximo dia 28) vamos disponibilizar folhetos e imagens das novas notas e alertar para a possibilidade de burlas, transmitindo recomendações", adiantou o major João Fonseca, da repartição de programas especiais, sublinhando que este tipo de ação preventiva tem sido desenvolvida nos últimos anos, inclusive em centros de dia, lares e juntas de freguesia.
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa