O número de armas apreendidas nas escolas aumentou no último ano lectivo, sendo a maioria armas brancas, disse à Agência Lusa a responsável pelo programa Escola Segura da PSP.
Corpo do artigo
A chefe da Divisão de Prevenção Pública e Proximidade da PSP, subintendente Virgínia da Cruz, não avançou com números relativamente às apreensões, remetendo para o relatório da Escola Segura do ano lectivo 2008/09 que será apresentado no início de Fevereiro.
No entanto, assegurou que no último ano lectivo aumentaram as armas apreendidas pela PSP nas escolas, sendo a maioria armas brancas.
A subintendente adiantou também que no ano lectivo 2008/09 diminuiu o número de casos de posse de arma relativamente ao ano anterior.
No ano lectivo 2007/08, a PSP apreendeu 242 armas nas escolas, sendo 71 por cento armas brancas e cinco por cento de fogo.
Um aluno do externato Carvalho Araújo, situado no centro de Braga, foi hoje de manhã baleado no peito e está internado no hospital de São Marcos, em situação estável, disse a directora do colégio, Helena Castro.
O tiro que atingiu o aluno terá sido disparado acidentalmente por um colega da mesma idade que com ele manuseava uma arma que levaram para a escola, revelou à Lusa fonte PJ.
Segundo a mesma fonte, tratou-se de "um acidente", já que os dois jovens haviam levado uma arma para o interior da escola e estavam a manuseá-la, quando esta disparou e um deles foi atingido.
O autor do disparo é ouvido hoje à tarde no Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Braga, numa caso em que a investigação está entregue à Polícia Judiciária (PJ).