O Ministério Público proferirá despacho final até 28 de Outubro relativamente ao processo Face Oculta, que investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos, anunciou a Procuradoria Geral da República.
Corpo do artigo
"O Ministério Público proferirá despacho final até dia 28 de Outubro", refere a Procuradoria Geral da República (PGR) numa nota enviada à Agência Lusa.
A PJ de Aveiro já concluiu a investigação do caso Face Oculta, tendo remetido o processo para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca do Baixo Vouga para eventualmente ser deduzida acusação aos arguidos.
No relatório, a PJ propõe que seja deduzida acusação formal contra "cerca de 30 pessoas", praticamente duplicando o número de arguidos ouvidos durante os interrogatórios judiciais entre Outubro e Novembro de 2009.
O processo ficou assim concluído antes do fim do prazo para a manutenção da prisão preventiva de Manuel Godinho, o principal arguido no processo, que termina a 28 de Outubro, precisamente um ano depois de ter sido detido.
O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado Manuel José Godinho, que se encontra em prisão preventiva no âmbito deste processo.
Entre os arguidos estão personalidades como o então presidente da REN-Redes Eléctricas Nacionais, José Penedos, que foi suspenso de funções pelo juiz de instrução, e Armando Vara, ex-ministro socialista e que se demitiu do Millenium/BCP, onde desempenhou funções de administrador.