A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de três homens e a constituição de mais 23 arguidos suspeitos de associação criminosa, furto, burla informática e falsificação de documento, tendo alegadamente causado um prejuízo superior a 200 mil euros.
Corpo do artigo
A investigação, denominada 'Pay & Go', permitiu comprovar o modo de atuação de um grupo criminoso que passava pelo furto de cartões de abastecimento de combustível, cujos dados eram depois inseridos em cartões ilegais e utilizados na compra de gasóleo.
O combustível era posteriormente revendido a terceiros por um preço substancialmente inferior ao de custo.
Segundo a Polícia Judiciária (PJ), foi possível provar a utilização de pelo menos treze cartões contrafeitos que pertenciam a três empresas diferentes. O total estimado de prejuízo ascende a duzentos mil euros.
A investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção teve origem numa queixa da Petróleos de Portugal - Petrogal, S.A. (GALP) e durou cerca de um ano.
No decurso do inquérito, com seis volumes, foram detidos três indivíduos, constituídos vinte e três arguidos, realizadas inúmeras inquirições e efetuadas mais de duas dezenas de buscas.
Foi ainda apreendido numerário, gasóleo, material informático, treze cartões contrafeitos e diverso material relacionado com a prática dos crimes em investigação, informa a PJ em comunicado.