A PJ anunciou hoje, quarta-feira, a detenção de um homem suspeito da prática dos crimes de tráfico de armas, falsificação de documentos e abuso de insígnia militar.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ informa que apreendeu "diversas armas e munições proibidas, bem como equipamento paramilitar, que se encontravam numa residência na zona da Marinha Grande".
"O detido, de 42 anos de idade e já com antecedentes criminais, possuidor de diversa documentação falsa, vai ser presente às autoridades judiciárias", acrescenta o comunicado.
Fonte da PJ disse à Agência Lusa que “a investigação deste caso começou no domingo na sequência de uma denúncia", ocasião em que foi apreendida uma primeira arma na casa da Marinha Grande, onde o arguido já não vivia.
Posteriormente, no mesmo local, a PJ encontrou mais armas e outro material, tendo acabado por deter o suspeito na segunda-feira à noite, num centro comercial em Cascais, zona onde vivia actualmente.
"A residência da Marinha Grande foi onde o arguido viveu e foi nessa casa que foi apreendido quase todo material, excepto uma arma", que estava na sua posse quando foi detido, referiu a mesma fonte, adiantando que foram confiscadas "nove armas e dezenas de munições", sendo que algumas são de "guerra".
Segundo este responsável, os inspectores da PJ encontraram também outro material de guerra, como "fardas militares com o nome do arguido e rações de combate", desconhecendo ainda qual o fim que o suspeito pretendia dar a este material. "Era uma base de armamento, mas estamos a tentar esclarecer para quê", observou.
Foi ainda apreendida diversa documentação falsa, que seria produzida em casa, como "cartões militares, dos serviços secretos e cartões de crédito", entre outros, prosseguindo a investigação no sentido de apurar o eventual uso dado aos documentos contrafeitos.
O mesmo responsável esclareceu que o arguido, que neste momento não exercia qualquer profissão, já cumpriu pena de prisão por crimes onde se incluem o de tráfico de armas.