O Instituto de Meteorologia colocou, esta quinta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de cinco, o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva forte, vento com rajadas da ordem dos 90 km/hora e agitação marítima.
Corpo do artigo
Os grupos Ocidental (Flores e Corvo), Oriental (S. Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e S. Jorge) estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva, que poderá ser forte, entre as 9 e as 23.59 horas.
O aviso decretado por causa do vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 km/hora vai vigorar entre as 10 e as 20.59 horas.
Segundo o IM, a previsão de forte agitação marítima com ondas que podem chegar aos seis metros vai vigorar entre as 15 horas desta quinta-feira e as 1.59 de sexta-feira.
O aviso laranja implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o IM recomendam aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação e aos pescadores pedem que adotem medidas preventivas de acordo com a previsão meteorológica.
O SRPCBA e o IM, bem como as autoridades locais, estão a acompanhar o evoluir da situação.