Dois cidadãos britânicos, ligados ao ateísmo militante, pretendem prender Bento XVI por "crimes contra a humanidade" durante a visita ao Reino Unido, defendendo que o Papa terá encoberto padres pedófilos, indicou o advogado dos activistas.
Corpo do artigo
O cientista britânico Richard Dawkins e o autor anglo-britânico Christopher Hitchens pretendem recorrer à justiça britânica e ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, indicou o advogado de Dawkins, Mark Stephens, em declarações ao jornal Guardian.
O advogado referiu que os dois activistas querem forçar Bento XVI, que irá visitar o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro deste ano, a explicar-se sobre "a maneira como optou pela reputação da Igreja católica em detrimento do bem-estar das crianças".
Um juiz britânico pode emitir um mandado de prisão contra uma personalidade estrangeira que esteja a visitar o Reino Unido.
Basta existir um pedido de um queixoso, que denuncie a participação de um cidadão estrangeiro em crimes de guerra ou em crimes contra a humanidade.
Em 1998, o antigo ditador chileno Augusto Pinochet foi preso no Reino Unido, na sequência de um mandado de prisão espanhol.
Em Dezembro passado, a antiga ministra dos Negócios Estrangeiros israelita, Tzipi Livni, cancelou uma viagem a Londres depois do lançamento de um mandado de prisão na sequência de uma denúncia de associações pró-palestinianas.
Após este incidente, Londres prometeu reflectir "de forma urgente" sobre uma reforma da legislação.