Atrasos no pagamento das bolsas no Ensino Superior deve-se ao novo regime, diz o Governo
O Bloco de Esquerda confrontou o Governo, esta quinta-feira, com o abandono escolar no Ensino Superior, por falta de pagamento de bolsas aos estudantes. O Executivo respondeu que foram pagas dez mil bolsas e que quaisquer atrasos se devem ao novo regime.
Corpo do artigo
"Em dois meses, desistiram já mais estudantes do Ensino Superior do que em todo o ano passado", afirmou a deputada Ana Drago, citando informação das universidades. O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse que as bolsas estão a ser pagas e que estão ser despachados todos os processos que estão a chegar ao ministério.
Segundo o secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, foram pagas, até ao momento, cerca de dez mil bolsas, um número que reconheceu estar "ainda longe do total". O governante atribuiu os atrasos ao novo regulamento que este ano prevê que não se pague bolsa a estudantes com menos de 50% de aproveitamento escolar.
"Isto significa que os dados do aproveitamento escolar têm de ser descarregados no sistema e alguns ainda não foram", afirmou o secretário de Estado.
De acordo com a oposição, desistiram já entre cinco mil e seis mil alunos do Ensino Superior, em consequência do não pagamento de bolsas. Os governantes asseguraram que, do lado do Ministério da Educação e Ciência, "há todo o interesse em acelerar o processo".