Em Cabeceiras de Basto, um grupo de 62 excursionistas (incluindo dez crianças) de Fânzeres, Gondomar, ficou retido, cerca das 13 horas, em Rio Douro.
Corpo do artigo
"O autocarro começou a delizar e o motorista fez bem não continuar, porque há muitas ravinas", dizia António Mota. Foram resgatados por carros todo-o-terreno dos bombeiros e da autarquia e ficaram a salvo na Junta de Refojos, até poderem prosseguir viagem, às 20.30 horas.
Outro autocarro esteve bloqueado na Venda Nova, com 59 passageiros, entre os quais crianças, mas foram resgatados pelos bombeiros de Vieira do Minho.
Em Bragança foram encerradas as estradas que ligam a Vinhais, a EN315 no troço Alto da Serra de Bornes e a via de acesso a Mirandela pela Serra da Nogueira. Os autocarros com destino ao Litoral acabaram por não sair da estação de camionagem. Hoje não deve haver transportes escolares em Bragança e Vila Real.
Ângela Teixeira seguia no IP4 quando foi surpreendida pelo forte nevão. "Antes de sair de Mirandela consultei os sites de meteorologia e nada apontava para este nevão. O problema é que estão poucos meios destacados para limpar este que é um itinerário principal". Ao final da tarde eram vários os acessos ao Alto Tâmega cortados. A protecção civil de Chaves já tinha cortado a estrada que liga a Montalegre, nas localidades do São Caetano e em Soutelinho da Raia.
As estradas nacionais 338 e 339, que dão acesso ao maciço central da Serra da Estrela, foram encerradas ao trânsito no distrito da Guarda.
Na A23 (Guarda-Torres Novas) registaram-se dois acidentes durante a tarde, na zona do túnel do Barracão.
* com
e