Bispos apelam ao consenso político devido "às circunstâncias especiais da crise"
Os bispos católicos portugueses apelaram ao consenso político, devido "às circunstâncias especiais da crise", e expressaram sentimentos de solidariedade e compromisso com todos os portugueses, no último dia da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. em Fátima.
Corpo do artigo
Os prelados pedem, em comunicado, aos "governantes e a todos os responsáveis políticos e sociais, para que tenham muito em conta as circunstâncias especiais da crise (...), quer pela grande dependência externa, quer pela profunda mudança política e económica do mundo em geral".
Em Fátima, local onde decorreu o encontro de quatro dias, os membros da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) defendem que "tudo isto requer grande disponibilidade para superar divergências legítimas e encontrar consensos básicos, dando prioridade ao bem comum da sociedade, com particular atenção aos mais pobres e aos mais desempregados".
Os bispos garantiram que os portugueses podem contar com uma "presença eclesial ativa, na resposta aos graves problemas que a todos afetam", e recordaram "as obras sociais da Igreja [Católica que] têm sido uma resposta concreta para ajudar as pessoas em crise".