"Doar um rim faz bem ao Coração" é o mote da campanha de sensibilização que pretende aumentar o transplante de rim oriundo de dador vivo, uma vez que este ainda tem uma expressão "relativamente baixa" em Portugal.
Corpo do artigo
A campanha irá resultar de protocolos entre a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), a Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e uma empresa de assistência a doentes com insuficiência renal.
A campanha, intitulada "Doar um rim faz bem ao Coração", será lançada sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, e visa "a sensibilização dos profissionais de saúde, dos doentes e das suas famílias" para o aumento da doação renal em vida em Portugal.
A SPT indica que a transplantação renal de dador vivo tem uma expressão "relativamente baixa, representando apenas cerca de 10% do total de transplantes renais efetuados".
Para o presidente da SPT, Fernando Macário, "mais informação e de melhor qualidade em relação à transplantação renal de dador vivo permitirá vencer barreiras porventura ainda existentes".
"Uma sociedade mais informada é uma sociedade mais solidária", disse.