A cápsula Dragon, veículo de carga não tripulado da sociedade privada norte-americana SpaceX, chegou, esta segunda-feira, à Estação Espacial Internacional, levando 2,6 toneladas de mantimentos, equipamento científico e peças sobressalentes,
Corpo do artigo
"Capturamos a Dragon", afirmou o comentador da NASA Rob Navias, na altura em que o braço robótico da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), controlado pelo comandante Barry 'Butch' Wilmore, capturou o veículo não tripulado.
A operação, que foi concretizada 20 minutos antes do horário inicialmente previsto, foi concluída às 10.54 horas (hora de Portugal continental), segundo a transmissão televisiva conduzida pela NASA.
Barry Wilmore é um dos seis membros da atual tripulação da ISS. Durante o processo, o comandante foi ajudado pela engenheira de voo da Agência Espacial Europeia Samantha Cristoforetti.
Após a captura, a cápsula Dragon estará acoplada durante várias horas ao módulo Harmony da ISS, que está voltada para a Terra, para concluir a entrega da carga, que inclui mantimentos, equipamento científico e peças sobressalentes.
O foguetão Falcon 9 e a cápsula não tripulada Dragon foram lançados no sábado passado de Cabo Canaveral na Florida, Estados Unidos.
Esta é a quinta missão de um conjunto de cerca de 12 missões oficiais que estão planeadas pela empresa privada norte-americana SpaceX, que celebrou um contrato na ordem dos 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros) com a NASA para o abastecimento da estação espacial.