A primeira reunião de cardeais preparatória do conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI realiza-se na segunda-feira, dia 4 de março, anunciou esta quinta-feira o arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe.
Corpo do artigo
O religioso fez o anúncio durante a celebração eucarística na catedral de Nápoles, promovida para a despedida a Bento XVI, que deixou oficialmente de ser Papa às 20 horas (19 horas em Portugal continental) desta quinta-feira.
O decano dos cardeais, Angelo Sodano, vai começar na sexta-feira a chamar os cardeais, para organizarem o conclave e participarem nas reuniões preparatórias.
A partir da realização da primeira reunião de cardeais, já se pode anunciar a data do conclave, explicou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Em 25 de fevereiro, o papa autorizou os cardeais a anteciparem o próximo conclave, através de um 'motu próprio' (por iniciativa própria).
A norma do Vaticano estipula que o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da sede vacante (expressão que designa que o lugar do papa está vago), para permitir aos cardeais de todo o mundo chegarem a Roma.
Mas como muitos cardeais já estão em Roma, para onde viajaram para acompanhar Bento XVI nos últimos dias do seu pontificado, o papa publicou um 'motu próprio' que mantém aqueles prazos, mas permite a sua antecipação.