A polícia britânica informou, esta sexta-feira, que o antigo apresentador da cadeia britânica BBC Jimmy Savile é suspeito de abusos sexuais em vítimas dos oito aos 47 anos, algumas das quais hospitalizadas. Um retrato monstruoso da antiga estrela da rádio e da televisão.
Corpo do artigo
De acordo com um relatório policial e dos serviços de proteção de menores britânicos, Jimmy Savile, que morreu em 2011, era "um predador sexual reincidente" que aproveitou o estatuto de celebridade para cometer 214 "atos criminosos" entre 1955 e 2009.
Na maioria dos casos, estes crimes foram "agressões sexuais cometidas quando a ocasião se apresentava", mas alguns foram planeados.
Num outro relatório, os serviços do procurador britânico afirmam que Savile devia ter sido processado, em relação a três queixas apresentadas em 2009, e que a polícia e o ministério público não deram a importância devida aos testemunhos das vítimas.
Cerca de 80% das vítimas de Jimmy Savile eram do sexo feminino, na maior parte dos casos com idades entre os 13 e os 16 anos.
O ex-animador "estrela" da televisão e da rádio, nas décadas 1970-80, é suspeito de ter cometido 34 violações, e de ter atuado na sua cidade natal de Leeds e em Londres, nas instalações da BBC e em 13 hospitais e numa casa de acolhimento de jovens.