O distrito de Faro e a Madeira estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de vento forte e agitação marítima.
Corpo do artigo
O distrito de Faro está sob aviso laranja até às 15.59 horas devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se na costa Sul ondas de sueste com 3 a 4 metros, sendo de 4 a 5 metros junto ao Cabo de S. Vicente.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sob aviso laranja está também o arquipélago da Madeira por causa do vento forte com rajadas que podem atingir os 120 km/hora nas regiões montanhosas.
O aviso laranja, que significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", vai estar em vigor na Madeira até às 05.59 horas de terça-feira.
O IPMA colocou 17 distritos de Portugal continental e os grupos central e oriental dos Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, o que significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Coimbra e Aveiro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte (até às 23.59 horas) com rajadas da ordem dos 90 km/hora.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa e Leiria, Setúbal, Beja e Faro por causa da previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora nas terras altas e períodos e chuva acompanhados de trovoada.
Ainda sob aviso amarelo estão os distritos de Évora e Santarém, prevendo-se períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoadas até às 23.59 horas.
O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os grupos Central e Oriental dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.
Na região norte prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva em geral fraca a partir do meio da manhã, tornando-se moderada a partir da tarde, vento fraco a moderado de sueste, soprando forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.
Para as regiões do centro e sul, a previsão aponta para céu muito nublado, períodos de chuva por vezes forte nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e acompanhados de trovoada, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, vento moderado a muito forte nas terras altas, com rajadas até aos 110 km/hora e pequena subida da temperatura mínima.
Quanto às temperaturas máximas, no Porto e em Faro prevê-se 16 graus celsius e em Lisboa 15.