O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores disse esta segunda-feira que espera que o Ministério da Educação apresente um documento com as propostas dirigidas aos docentes.
Corpo do artigo
Mário Nogueira afirmou, aos jornalistas, que a Fenprof (afeta à CGTP) reuniu, durante uma hora, com o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, mas que espera "há três horas" o documento.
Às 20.30 horas, o dirigente sindical saiu das instalações do Ministério, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, e afirmou que "há novidades", mas escusou-se a revelar quais.
No entanto, declarou que "nem há acordo de entendimento nem de desentendimento".
O secretário-geral da Fenprof adiantou que as negociações com a tutela poderão prosseguir na terça-feira, não só pelo "adiantado da hora", mas também pela necessidade de a organização sindical ter tempo para estudar o documento.
Quanto à possibilidade de extensão da greve às avaliações dos alunos até à próxima semana, Mário Nogueira referiu que "até à meia-noite de hoje" pode ser enviado o pré-aviso.
O Ministério da Educação e os dez sindicatos dos professores reuniram-se hoje, a partir das 10:00, para discutir "dossiês quentes": a mobilidade especial e o aumento de 35 para 40 horas do trabalho semanal.
As duas matérias estiveram na base da greve geral de professores realizada há uma semana.
Iniciada a 7 de junho, a greve às reuniões de avaliação dos alunos foi prolongada, na sexta-feira, para esta semana. O último pré-aviso não foi subscrito pela Federação Nacional de Educação (afeta à UGT).