Almôndegas contendo carne de cavalo estiveram à venda nas lojas do grupo Ikea, incluindo Portugal, segundo avançou esta segunda-feira a agência checa CTK. A Ikea Portugal garantiu que já retirou do mercado o lote de almôndegas com vestígios de carne de cavalo, na sequência de testes feitos pelas autoridades checas, e adiantou estar a realizar novos exames.
Corpo do artigo
A agência noticiosa checa CTK divulgou, esta segunda-feira, que foi encontrada carne de cavalo em almôndegas rotuladas como carne de porco e vaca e vendidas nas lojas do grupo sueco de mobiliário Ikea em vários países europeus.
A Ikea Portugal adianta que, além de Portugal, o lote de almôndegas foi retirado de Espanha, França, Grécia, Reino Unido, Irlanda, Itália, Bélgica, Holanda, Chipre, Hungria, República Checa e Eslováquia.
"Assim que recebemos essa informação, o lote de produção em questão foi imediatamente retirado da Loja Sueca, espaço dedicado à venda de produtos alimentares nas lojas Ikea", assegura.
A mesma fonte adianta que a Ikea começou, há duas semanas, a fazer análises de ADN a todos os produtos de carne que comercializa, tendo sido examinadas 12 amostras de lotes de almôndegas que não mostraram vestígios de carne de cavalo.
No entanto, ressalva, "para validar os resultados do teste, estamos a realizar, também em Portugal, novos exames laboratoriais ao mesmo lote de produção em que as autoridades checas encontraram indícios de carne de cavalo". Os resultados deverão chegar daqui a poucos dias, refere.
De acordo com a CTK, foram retiradas do mercado 760 quilos de almôndegas com carne de cavalo que eram produzidas na Suécia e vendidas na República Checa.
As embalagens de um quilo de almôndegas, à venda nas lojas, eram etiquetadas com sendo de carne de vaca e de porco.
Fonte oficial da Ikea Portugal disse à agência Lusa que "a carne usada [em Portugal] nas almôndegas e cachorros quentes é de vaca e porco e provém de diferentes países da União Europeia, principalmente da Suécia, Alemanha e Irlanda".
Segundo a Ikea, o grupo "não compromete a qualidade, segurança e ingredientes nos alimentos" que comercializa.