O litoral de seis distritos das zonas norte e centro de Portugal estão sob aviso vermelho, a situação meteorológica de maior risco, devido à agitação marítima.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações, estando previstas ondas de sete a oito metros a partir das 15.00 horas e até às 23.59 horas.
Os mesmos distritos estão também em aviso laranja, o segundo mais grave da escala, já que o IPMA prevê a possibilidade de queda de granizo, chuva, neve (à exceção de Leiria) e ventos fortes ao longo do dia de hoje.
Outros cinco distritos de Portugal continental foram colocados em aviso laranja - Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco - devido à previsão de queda de neve e de rajadas de vento na ordem dos cem quilómetros por hora.
O litoral dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso laranja, devido à agitação marítima. Naqueles locais estão previstas ondas entre cinco a sete metros, até às 05.59 horas de quarta-feira.
Os mesmos distritos estão sob aviso amarelo, devido à possibilidade de rajadas de vento e da queda de chuva.
Também o distrito de Portalegre está sob aviso amarelo: o IPMA prevê a queda de neve acima dos 600/800 metros.
Nos distritos de Évora e Santarém, tal como no arquipélago dos Açores, não existe qualquer aviso.
A costa norte da ilha da Madeira e toda a costa da ilha de Porto de Santo estão sob aviso amarelo, devido à agitação marítima.
As temperaturas máximas previstas rondam os 10 graus Celsius no Porto, os 12º em Lisboa e os 15º em Faro.