Um menino de dez anos morreu ontem esmagado por um ramo de grande porte que se quebrou numa tília centenária, defronte à igreja paroquial de Paredes. A criança estava a jogar à bola com mais dois colegas, à espera de entrar para a catequese.
Corpo do artigo
O pequeno Paulo Sérgio Pacheco, de 10 anos, pôs-se a jogar à bola com mais dois colegas da mesma idade, cerca das 14 horas, entre o centro paroquial e a igreja de Paredes. Acabara de chegar na companhia do pai, e enquanto o progenitor se reunia com os catequistas, ele e os colegas puseram-se a dar uns toques numa pequenita bola que, ao ser chutada, foi parar debaixo de uma das tílias de grande porte, defronte à igreja.
Pessoas no local revelaram que, no momento em que a criança se debruçou para apanhar a bola, o ramo de grande porte quebrou-se e caiu-lhe em cima, derivado ao vento forte.
Uma mulher que passava apercebeu-se da tragédia e desatou a gritar, alertando o pai do menino e outras pessoas, que tentaram levantar o pesado ramo de árvore para retirar a criança debaixo, mas sem sucesso.
Apesar da rápida intervenção do INEM e dos Bombeiros de Paredes não foi possível salvar a criança. Dentro da ambulância, o pequeno Paulo Sérgio foi submetido a vários exercícios de reanimação, vindo a morrer no local.
A comunidade paroquial de Paredes ficou em estado de choque. Normalmente, durante a tarde de sábado o centro paroquial junta mil crianças da catequese. Ontem, estava programado que, se o tempo melhorasse, as crianças iam fazer uma visita a uma das freguesias do concelho, revelou Sara Nunes, a catequista do menino. Beatriz Marino, David Silva e Rui, três dos catequistas ontem presentes, diziam-se sem palavras perante o sucedido. As actividades religiosas pararam ontem. Por ordem da Protecção Civil Municipal de Paredes, que acompanhou a situação em permanência, a tília de grande porte foi abatida, apesar de não ser considerada uma árvore com problemas. Apesar de centenárias, as tílias defronte à igreja de Paredes não têm dado sinais de perigo, revelou fonte da Protecção Civil .